domingo, 4 de março de 2012

ATADO - PASSO A PASSO: HAIRBALL


Conforme prometido, aqui está o “passo a passo” da hairball. Não é uma isca difícil, mas tem os seus macetes, que aprendi no curso de atado da Fly Cast, com o Marco.

Escolhi a hairball para o primeiro tutorial de atado aqui no blog por um motivo muito simples: é uma isca muito útil para pesqueiros, a realidade da grande maioria dos pescadores (eu inclusive).

Usei deer belly hair preto e amarelo para ilustrar melhor o processo, mas pode ser uma cor só.

1º passo, passar a linha no anzol, em toda a haste. Usei uma 8/0 preta.
Corte um pequeno chumaço do deer hair, posidione sobre a haste do anzol, dê umas duas voltas frouxas, apertando na terceira. Dê mais umas voltas apertando, pode deixar o pelo girar um pouco sobre a haste.
Passe a linha para a frente do pelo e dê mais algumas voltas. Repita o processo até cobrir toda a haste.
Eis o primeiro macete nessa isca: ir pressionando cada chumaço de deer hair depois de atado, com muito cuidado, compactando bem o pelo.
Quando toda a haste estiver comberta, finalize com a ferramenta apropriada (whip finisher ou o half hitch)
Aspecto ao final do processo.
2º Macete: com uma gilete, faça um corte reto embaixo da isca, deixando a ponta do anzol exposta. Deve-se tomar cuidado para não passar a gilete muito perto da haste e acabar cortando a linha
3º macete: passe a gilete curvada sobre a isca, dando o shape inicial
Depois, é só ir acertando com a tesoura, dando o formato desejado. Obs: o ideal é usar uma tesoura de ponta curva, mas ainda não comprei a minha!
Pronto!

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.